top of page

Por que AINDA é tão difícil lidar com meus pais?

  • Foto do escritor: Bruna Laís
    Bruna Laís
  • 4 de mar.
  • 2 min de leitura

Atualizado: 23 de mai.

Relacionamentos familiares

É comum acreditarmos que os conflitos com os pais deveriam estar restritos à adolescência e que, com a idade adulta ou com a saída da casa deles, esses problemas vão magicamente desaparecer ou, pelo menos, diminuir. Porém, infelizmente, nem sempre isso é verdade.


Relações entre cuidadores e filhos são complexas e às vezes é difícil reconhecê-las dessa forma, já que, socialmente, aprendemos a idealizar esses relacionamentos.


Alguns sinais disso são crenças muito comuns, como por exemplo de que pais só querem e sempre sabem o que é melhor para os filhos, mães são sagradas e que o amor de pai e mãe é incondicional.


Mas será que isso é verdade?


Essas crenças não estão totalmente erradas, mas não refletem toda a realidade, afinal estão longe de abranger todas as nuances que envolvem os relacionamentos entre pais e filhos. Dessa maneira, fica difícil enxergar nossos pais como pessoas que possuem defeitos, traumas e que, mesmo com as melhores intenções e em atitudes pequenas, do cotidiano, podem nos machucar muito.


Assim, diante de relacionamentos tão complexos, que vão sendo construídos desde os nossos primeiros dias de vida, pode ser muito difícil separar aquilo que é nosso, de fato, do que internalizamos dos nossos pais.


Mais que isso, não atender às expectativas de pessoas tão amadas também pode ser um motivo de muita dor e culpa, seja por não retribuir aquilo que recebemos delas ou pela possibilidade de causar sofrimento no outro.


Portanto, enfrentar problemas com os pais na idade adulta é algo mais comum do que se imagina e é capaz de gerar muito sofrimento. Porém, a psicoterapia pode te ajudar a entender mais sobre como você se sente e se coloca nesses relacionamentos, para, a partir daí, construir formas mais felizes de lidar com os seus pais.


Vamos juntos?



 
 
bottom of page